Sessão 1 - 16 de outubro de 2021

Horário: 9:00 às 10:30

Link de transmissão:

https://youtu.be/3Sw1DaLU8ys

Mediador: a definir

A Importância da Experimentação no ensino de Ciências

Carolina da Silva Cardoso Ferreira, Natalhia Guedes de Santana, Abraão Isaque da Silva, Danielle Cássia Spunchiado, Fabiana Cristina de Freitas, Mayla Carolina Botelho dos Santos, Murilo Roberto Paes de Oliveira

O presente trabalho visa relatar dois projetos realizados pelo grupo PET Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus Sertãozinho, orientado pela tutora Profa. Dra. Fabiana Cristina de Freitas. Um dos projetos, “Experimentos em Ciências”, teve a finalidade de auxiliar os professores do ensino fundamental II e médio, selecionando 12 experimentos voltados para o cotidiano do aluno. Esses experimentos foram filmados e disponibilizados aos docentes pelo link do YouTube ou pelas nossas redes sociais. Já o projeto “Minicursos” teve como objetivo abranger temas relacionados à química e auxiliar na formação do participante. Foram realizados 3 minicursos para a comunidade interna e externa do campus e os temas escolhidos foram direcionados ao interesse da sociedade. Para ambos os projetos houve um formulário de avaliação, mostrando bons rendimentos durante esse período, e podem ser considerados projetos de grande importância para o desenvolvimento científico.

Palavras chave: ensino de ciências; química; experimentos; formação ampla.

Rodas de Conversa, Oficinas Pedagógicas e a formação docente
Danielle Cássia Spunchiado, Murilo Roberto Paes de Oliveira, Carolina da Silva Cardoso Ferreira, Fabiana Cristina de Freitas, Mayla Carolina Botelho dos Santos, Natalhia Guedes de Santana

O presente trabalho relata dois projetos ministrados pelo grupo PET QUÍMICA da cidade de Sertãozinho com tutoria da Profa. Dra. Fabiana Cristina de Freitas. A Roda de Conversa, contou com 3 encontros de temas diversificados utilizando contos e vídeos para serem analisados e discutidos entre mediador e participantes. Esse projeto enriqueceu de forma importante os conhecimentos gerais e visão crítica dos alunos participantes. As Oficinas Pedagógicas foram realizadas em 2 encontros, abordando temas de interesse dos graduandos, como o ensino da pós-graduação e as entrevistas e concursos públicos para a seleção de professores, que os qualificaram e auxiliaram em sua formação individual. Os projetos foram realizados de forma remota, com divulgação pelas redes sociais do grupo PET e obteve uma boa participação e interação do público. Os participantes se expressarem e refletirem em meio às discussões propostas, contribuindo dessa forma, para a realização de uma reflexão social.

Palavras-chave: formação docente; rodas de conversa; oficinas pedagógicas.

Estágio de docência em Química no contexto do ensino remoto emergencial: limites e perspectivas
Fernanda Bianca Hesse, Carlos Ventura Fonseca

Este trabalho tem como objetivo relatar criticamente o estágio de docência realizado por uma discente do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizado no contexto do ensino remoto emergencial. A prática docente foi realizada em turmas do ensino médio de uma escola pública. Desenvolveu-se uma sequência didática baseada nos três momentos pedagógicos e na abordagem CTS, com estudo do tema “poluição ambiental” e de conceitos relacionados à Química Orgânica. A metodologia desta investigação caracteriza-se como qualitativa/ exploratória/ documental, sendo que o relatório final de estágio foi adotado como fonte exclusiva de dados. O trabalho realizado pela estagiária foi considerado positivo pelos estudantes, apesar dos revezes ocasionados pelo ensino remoto.

Palavras-chave: Ensino remoto, Estágio docente em Química, CTS.

Relato de experiência com turmas do ensino técnico integrado do médio sobre o uso da nanotecnologia em prol da produção de vacinas contra COVID-19

Renata Florence dos Santos, Janara de Camargo Matos

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, houve a necessidade de diversos setores, de todos os países, iniciarem uma veloz corrida tecnológica em busca da prevenção da doença COVID-19. Neste contexto, o uso da nanotecnologia para a produção de vacinas contra essa doença ampliou-se, sendo de suma relevância a exploração do tema no ambiente escolar, para o conhecimento do termo, conceito, e suas aplicações no mundo atual. Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência de uso de metodologias ativas realizado com alunos do Ensino Técnico em Química Integrado ao Médio (ETIM) da Etec de Praia Grande. A atividade envolveu a formação de equipes, pesquisas na internet, gravação de podcast e avaliações diferenciadas (autoavaliação, avaliação por pares, avaliação técnica). Constatou-se, o avanço do aprendizado da turma como um todo, a motivação em pesquisar sobre um assunto atual, além do enriquecimento do aprendizado via avaliação com múltiplos olhares.

Palavras-chave: nanotecnologia, covid-19, vacina, pandemia

Sustentabilidade e comunicação: Criando jovens protagonistas a serviço do meio ambiente

Renata Marchioreto Muniz

Este trabalho foi feito nas aulas de disciplina eletiva ministrada no primeiro semestre de 2021. Devido ao distanciamento social, ocasionado pela pandemia, a experiência foi realizada em sistema híbrido de ensino usando o Google Meet, Google Classroom, apresentações de slides, vídeos, sites e documentos da internet e do Educamídia. O tema foi Sustentabilidade e os alunos tiveram contato com a parte teórica, juntamente com noções de Educação midiática a fim de terem maior entendimento sobre a busca de informações nos diversos meios de comunicação, verificação da veracidade e confiabilidade do material e como um tema pode ser mal interpretado caso seja vinculado de maneira inadequada. Por fim, percebemos que, mesmo os alunos do Ensino Médio, embora usuários da internet, ainda necessitam de conhecimentos básicos além daqueles usados para acesso em redes sociais. É importante que recebam instruções sobre segurança, pesquisa e posicionamento crítico, cidadão e empático na internet.

Palavras-chave: sustentabilidade. educação, educação midiática, internet, química.


A QUÍMICA DA ABSORÇÃO: relato de experiência a partir de uma proposta de aula investigativa de Química

Graziele Borges Licurgo, Enio de Lorena Stanzani

O presente trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento de uma atividade experimental investigativa, desenvolvida em uma disciplina de um curso de formação inicial, buscando evidenciar as principais dificuldades e contribuições desse processo na mobilização e consolidação de saberes teóricos e práticos relacionados ao planejamento e à atividade docente. Entre as atividades avaliativas da disciplina, se estabeleceu a elaboração e execução de um roteiro experimental de uma aula investigativa, voltada ao Ensino Médio, que se enquadrasse dentro da abordagem proposta – interdisciplinaridade, a partir de uma temática escolhida pela licencianda – medicamentos. A execução do roteiro experimental procedeu de forma participativa para os colegas de turma e o professor, com posterior discussão sobre os elementos do ensino por investigação presentes na atividade experimental. Desse modo, foi possível evidenciar as principais dificuldades e contribuições desse processo para a formação da futura professora, possibilitando um espaço reflexivo de integração entre teoria e prática.

Palavras-chave: Ensino por investigação, experimentação, pH, licenciatura.

Sessão 2 - 16 de outubro de 2021

Horário: 9:00 às 10:30

Link de transmissão:

https://youtu.be/cwhFiHyLSlA

Mediador: a definir

Produção de videoaulas por residentes: saberes docentes envolvidos no processo

Bruno Cesar dos Santos, Beatriz Usher Liborio, Maria Eduarda Ribeiro Ávila, Jaqueline Dias Oliveira, Débora Mendonça de Souza, Tainá Barbosa Rodrigues, Denilson Albuquerque Rosa, Sergio Antonio Marques Lima, Gustavo Bizarria Gibin

O grupo Residência Pedagógica Química da UNESP, de Presidente Prudente, atua na Escola Estadual Professora Mirella Pesce Desidere, no mesmo município, com oito licenciandos bolsistas e dois voluntários, um professor preceptor, um docente colaborador e um docente orientador. Durante a pandemia, o grupo atuou de forma on-line e uma das ações realizadas consistiu na produção de videoaulas para serem disponibilizadas aos estudantes da escola. Nesse processo, foram mobilizados diversos saberes docentes, segundo Tardif, como os saberes disciplinares e curriculares, na seleção de conteúdo, habilidades, competências e metodologias a serem desenvolvidas nos vídeos. Além disso, foram usados saberes experienciais, na orientação da produção dos vídeos e saberes profissionais atuais, relacionados com a dimensão técnica da produção dos vídeos. Portanto, esse processo permitiu o desenvolvimento de vários saberes docentes e a construção de identidades docentes que levem em conta as possibilidades do uso e da produção de recursos didáticos audiovisuais e tecnológicos.

Palavras-chave: recursos audiovisuais, saberes docentes, ensino remoto emergencial, produção autoral docente, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, formação docente.

Possibilidades e desafios na formação inicial e continuada de professores de Química e Física no contexto de um subprojeto do Pibid

Ivan Araujo Mariano, Richard Pavan, Paula Eneas Musarra, Maria Inês Petrucci-Rosa, Elisabeth Barolli

O presente relato tem por objetivo fazer uma reflexão sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto de Física e Química da escola Dom João Nery, tanto para a formação inicial de licenciandos quanto para a formação continuada dos professores supervisores e coordenadoras de área. Por meio de reuniões semanais e através do planejamento e execução de aulas, os discentes tiveram a possibilidade de refletir sobre sua formação inicial, bem como, articular a teoria aprendida nas disciplinas das licenciaturas em Química e Física com a prática docente. Foi possível constatar que o diálogo entre a escola e a universidade assegura ao professor em formação experiências acerca do ambiente escolar que agregarão qualidade à sua formação docente e aos professores supervisores e coordenadoras de área, a possibilidade de poderem repensar suas práticas pedagógicas e melhor articularem os conhecimentos de química e física.

Palavras chave: formação docente, química, física, práticas pedagógicas

Aplicação de Videoaulas no Ensino Remoto de Química
Isabelle Goulart dos Santos, Hanneli Oliveira Diniz Santana, Maria do Carmo de Castro, Andrea Santos Liu

O presente trabalho apresenta uma ação promovida pelos licenciandos em Química, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), referente ao uso de videoaulas como estratégia de ensino para estudantes de Ensino Médio de uma escola estadual localizada em São José dos Campos – SP. Os resultados mostraram que as videoaulas se constituem em uma ferramenta pedagógica efetiva, que pode corroborar para melhorar a participação dos estudantes durante o período de ensino remoto, vivenciado durante a pandemia do Covid-19. Tal proposta didática oportunizou uma aproximação dos estudantes com a disciplina de Química, possibilitando abordar conceitos considerados como de difícil compreensão, tornando-os mais acessíveis e dinâmicos, permitindo que os discentes relacionassem a química com o seu cotidiano. Neste contexto, pode ser evidenciado que em meio ao ensino emergencial, propostas inovadoras e de fácil aplicação são uma das alternativas exitosas para despertar o interesse dos estudantes em sala de aula.

Palavras chaves: PIBID, videoaulas, ensino remoto, Química.

Estágio Supervisionado em Ensino de Química: Um relato de experiência das atividades de Observação, Apoio à docência e Gestão
João Pedro Mardegan Ribeiro, Luciane Jatobá Palmieri, Ariane Carolina da Rocha, Ana Cláudia Kasseboehmer

O Estágio Supervisionado em Ensino de Química é um componente curricular obrigatório dentro dos cursos de Licenciatura em Química e visa, em sua essência, fazer um diálogo entre as teorias pedagógicas e os conteúdos de química estudados ao longo do curso de graduação e a realidade da própria escola básica. Logo, este trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado por um estagiário durante o estágio em uma escola pública do município de São Carlos. As atividades relatadas foram acompanhadas durante as horas de Gestão, Apoio à docência e Observação. Com as observações feitas, nota-se que o estágio revelou-se um espaço rico e amplo para reflexões das práticas docentes, também do entendimento das subjetividades dentro das escolas, e também como a realidade social dos alunos interfere positiva/negativamente no rendimento deles frente às propostas desenvolvidas pela escola.

Palavras chave: educação básica, licenciatura em química, estágio.

Uma investigação da atuação dos pibidianos no ensino remoto em uma escola pública de Serra Talhada
Daniel Victor Silva Barros, José Matheus de Oliveira, Karla Vanessa Araújo da Cruz, Maksuela Alves Gomes, Luciano Nóbrega Azevedo, Antônio Inácio Diniz Júnior

Este estudo teve por objetivo investigar as dificuldades enfrentadas por pibidianos sobre a atuação em atividades remotas desenvolvidas em uma escola pública de Serra Talhada. Nesse contexto de pandemia, a educação se valeu das tecnologias digitais como sua aliada na mediação das aulas, de forma remota, essas tecnologias são conhecidas como TDIC’s (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação). A pesquisa é de natureza qualitativa, e teve como sujeitos 3 pibidianos que atuam em uma escola de referência na cidade de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco. A coleta de dados foi a partir da aplicação de uma entrevista semiestruturada com 5 perguntas, via o Google Meet, gravada e transcrita e analisada. A análise de dados ocorreu a partir da descrição e sistematização dos dados alcançados. De acordo com nossos resultados, as principais dificuldades foram a falta de formação, recursos tecnológicos do aluno, e a importância da formação para a atuação docente.

Palavras-chave: pibid, ensino remoto, dificuldades.

Histórias em quadrinhos no Ensino de Química: sua eficácia como recurso pedagógico para o ensino remoto

Jacilane Marcele Barreto Madona, Barbara Maria Silva da Fonseca , Maria do Carmo de Castro, Andrea Santos Liu

A necessidade do afastamento social em decorrência da pandemia do Covid-19 exigiu mudanças nas relações de ensino-aprendizagem. Neste momento de ensino remoto, as formas de atrair a atenção dos estudantes para a aprendizagem requer inovação, pois exige maior concentração e autonomia. Assim, a diversificação de estratégias didáticas pode despertar a atenção dos estudantes e contribuir para uma aprendizagem mais significativa. Neste contexto, o presente trabalho retrata uma exposição contendo Histórias em Quadrinhos (HQs), realizada de forma remota e síncrona, desenvolvida no âmbito do PIBID. A ação contou com a participação de estudantes e professores de uma escola pública localizada em São José dos Campos e envolveu a leitura das HQs, seguida da discussão dos conceitos de química retratados nas HQ. A ação teve como resultados boa adesão e aproveitamento dos estudantes, conforme as respostas obtidas no questionário aplicado, concluindo assim que as HQs podem contribuir para a construção do conhecimento.

Palavras-chave: PIBID, histórias em quadrinhos, ensino remoto, Química.