Sessão 1 - 13 de outubro de 2021

Horário: 14:00 às 15:30

Link de transmissão:

https://youtu.be/op7DjAUdm5A

Mediador: a definir

Revisão sistemática acerca do papel do professor supervisor de estágio na formação de futuros professores de ciências

Angélica Ramos da Luz, Taís Ribeiro da Silva, Amadeu Moura Bego

Neste trabalho, analisou-se a produção acadêmica brasileira sobre o papel do professor supervisor (PrS) de estágio na formação de futuros professores de ciências, a partir dos artigos publicados em periódicos nacionais. Por meio dos procedimentos da revisão sistemática, foram retornados 122 artigos, destes, apenas 5 artigos foram selecionados para análise. Esses artigos foram caracterizados segundo a abordagem e o desenho de pesquisa, os participantes e os instrumentos de coleta de dados. Identificou-se predomínio de pesquisas de abordagem qualitativa e que 60% das pesquisas utilizam a entrevista como principal instrumento de coleta. Além disso, foram analisadas as contribuições, os desafios e/ou limitações referente ao papel do PrS. Alguns trabalhos evidenciaram as contribuições no estágio para o desenvolvimento profissional docente, enquanto outros destacaram os desafios relacionados à necessidade de definir o papel, as atribuições e condições de trabalho para esse profissional. Por meio deste estudo, identificamos a necessidade de pesquisas que investigam o papel do PrS de estágio, em especial, no ensino de ciências e/ou química.

Palavras-chave: Estágio supervisionado; Professor supervisor; Formação de professores de ciências; Revisão sistemática.

Panorama das produções bibliográficas acerca do Programa de Residência Pedagógica (PRP)

Luara Wesley Candeu Ramos, Enio de Lorena Stanzani, Fabiele Cristiane Dias Broietti

Procurando construir um panorama sobre a produção bibliográfica relacionada ao PRP e, assim, evidenciar algumas contribuições, avanços e fragilidades dessa política nos processos formativos dos professores, esta pesquisa analisou artigos de periódicos nacionais on-line e anais de eventos. Os artigos foram analisados a partir do edital da CAPES nº 06/2018, ano em que o programa foi implementado. Os métodos de análise seguiram as características de pesquisas de levantamento bibliográfico. Os resultados dessa pesquisa indicam que a maior parte dos artigos se refere à análise dos documentos norteadores. Por conseguinte, verificou-se que, pela quantidade de edições de eventos que foram analisados e revistas, o número de artigos encontrados ainda é baixo, porém, tende a crescer devido às inquietações e busca pela identificação dos resultados do programa.

Palavras-chave: Programa residência pedagógica; levantamento bibliográfico; formação de professores.

O estágio supervisionado e o PCK: uma proposta para a formação inicial de professores de química no ensino remoto

Viviane Arrigo, Natany Dayani de Souza Assai, Fabiele Cristiane Dias Broietti

Tomando como embasamento teórico os estudos de Shulman (1986, 1987) sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), o objetivo do presente artigo consiste em investigar o PCK de licenciandos em Química no planejamento e desenvolvimento de atividades de ensino. A coleta de dados ocorreu durante uma disciplina de Estágio Supervisionado que, diante do atual cenário pandêmico, ocorreu de forma remota. Foram analisadas aulas ministradas pelos licenciandos além de um questionário respondido em que se buscava identificar o PCK. Para a composição deste artigo trazemos os resultados da análise de uma aula ministrada por uma dupla de licenciandos, abordando o conteúdo de oxirredução. Verificou-se que durante o planejamento foram mobilizados os conhecimentos de base, conhecimento do conteúdo e conhecimento pedagógico geral. Na fase pós aula, os futuros professores mobilizaram, além dos conhecimentos já mencionados na fase do planejamento, o conhecimento do contexto, conhecimento de estratégias instrucionais, conhecimento da compreensão dos estudantes e conhecimento do currículo. Dessa forma, consideramos que a atividade proposta possibilitou aos licenciandos mobilizarem seus conhecimentos na fase de planejamento, assim como validá-los no espaço de reflexões coletivas com os colegas e a professora-formadora.

Palavras chave: Conhecimento pedagógico do conteúdo; Estágio Supervisionado; Ensino de Química.

Formação docente em Química no contexto de um Instituto Federal: investigação de algumas dimensões.

Carlos Ventura Fonseca, Fernanda Bianca Hesse, Lauro Ely Jardim Jackle, Danielle Prazeres Reppold

Este trabalho, sendo um estudo de caso qualitativo, investiga um curso de Licenciatura em Química do campus de um Instituto Federal, localizado no Rio Grande do Sul. Através da aplicação de questionários a docentes e discentes, a pesquisa busca determinar indicadores sobre o curso citado, sendo utilizada a análise de conteúdo como referencial interpretativo dos dados. Os resultados apontam que há aspectos positivos relacionados ao curso, vinculados à qualidade do corpo docente e à oportunidade de atividades de práticas de ensino, pesquisa e extensão. Os sujeitos definem o ensino de Ciências da Natureza com base nos conteúdos a serem desenvolvidos e, de forma menos significativa, na interação com a sociedade. Sobre as definições relacionadas ao que seria um bom professor, os informantes destacam dimensões relacionais e estratégicas, indicando carência de uma visão sobre o papel social crítico e transformador do docente a ser formado nesse espaço institucional.

Palavras-chave: Institutos Federais; Formação docente em Química; Bom professor.

Planejamento e condução de disciplina com atividades ambientalmente orientadas na formação de professores de Química

Elaine Angelina Colagrande, Prescila Aparecida de Oliveira Pereira

A abordagem de problemáticas ambientais e a necessidade de se pensar sobre a construção de sociedades mais sustentáveis são questões atuais, que levam os professores formadores de diferentes áreas do conhecimento a refletirem sobre possibilidades de ensino e aprendizagem de conceitos considerando tais questões. Este artigo relata o planejamento e condução de uma disciplina com atividades ambientalmente orientadas envolvendo licenciandos em Química de uma universidade pública, com o objetivo de refletir sobre o desenvolvimento dessa prática na formação docente. A disciplina ocorreu em ambiente virtual de aprendizagem, desenvolvendo tópicos do conhecimento químico nos quais um conjunto de atividades que estabeleciam relações entre questões ambientais e conceitos químicos foram conduzidas. Ao término da disciplina foi realizada uma avaliação diagnóstica. Os resultados sugerem que a proposta sensibilizou os estudantes na compreensão sobre o processo dinâmico das relações entre sociedade-natureza, o que pode auxiliá-los em futuras ações como professores de Química.
Palavras-chave: Professores em formação; Educação Ambiental; Ensino de Química.

Relatos do Residência Pedagógica: um estudo comparativo entre as percepções de licenciandos antes e durante a pandemia de Covid-19

João Batista dos Santos Junior, Samara Sabino de Oliveira, Ingrid Marques Notare Rodrigues, Guilherme Manassés Pegoraro, Giovanni Miraveti Carriello

Nesta investigação busca-se identificar de que maneira os licenciandos do curso de Química de uma universidade pública de São Paulo valorizam sua participação no Programa de Residência Pedagógica. Em face da pandemia, o programa sofreu uma adequação em sua configuração, e as atividades foram realizadas de forma remota, assim sendo, busca-se investigar, a partir da aplicação de um questionário, se a participação de licenciando na forma remota e presencial influencia as suas percepções acerca de aprendizagem docentes, utilizando para tal os Focos da Aprendizagem Docente (FADs). Ao final percebeu-se que a participação no programa de forma presencial favoreceu o envolvimento dos residentes com uma quantidade expressiva de saberes relacionados à docência, incidindo um maior aproveitamento e vislumbre dos FADs.

Palavras chave: Formação inicial; Políticas Públicas; Programa de aprimoramento discente.

Sessão 2 - 13 de outubro de 2021

Horário: 14:00 às 15:30

Link de transmissão:

https://youtu.be/oCfSGSRQMIc

Mediador: a definir

Opiniões de estudantes do Ensino Médio com relação à Química: comparação entre MG e SP
Raniele Aparecida da Silva, Matheus Marques Ribeiro, Maria Eunice Ribeiro Marcondes

Com o intuito de que a escola possibilite uma formação de estudantes para o exercício da cidadania, é importante conhecer suas opiniões e concepções sobre as disciplinas escolares, temas que despertam seu interesse e possíveis relações que eles estabelecem entre conceito científico e o seu dia a dia. Nesse sentido, o presente artigo buscou discutir as opiniões de estudantes dos estados de Minas Gerais e São Paulo, sobre possíveis relações entre a Química e o cotidiano, sobre as aulas dessa disciplina na escola e sobre os conteúdos que são desenvolvidos na escola. Os resultados indicam que de forma geral os alunos conseguem reconhecer a química presente no seu cotidiano e a importância do desenvolvimento desses conceitos. Ainda, pelo teste de Mann-Whitney, foi possível identificar diferenças nas respostas dos estudantes desses estados.

Palavras chave: opiniões, ensino médio, química.

Alotropia: o design didático de uma sequência de ensino e aprendizagem

Mariana da Silva Ribeiro, Keila Bossolani Kiill

O presente trabalho relata o design didático de uma sequência de ensino e aprendizagem-SEA que busca levar os estudantes ao entendimento do conteúdo de alotropia. Para o planejamento da SEA seguimos os pressupostos descritos por Mehéut e Psillos (2004): dimensão epistêmica e dimensão pedagógica com os elementos básicos: professor, estudante, conhecimento específico e mundo material. O tema nanotecnologia foi selecionado para relacionar com os conhecimentos de alotropia, exemplificado pelos alótropos do carbono. Para isso propomos quatro atividades, a primeira aborda os nanomateriais de carbono, a segunda considera a parte mais específica do conteúdo de alotropia, a terceira aprofunda os conhecimentos de um nanomaterial: o grafeno, e a última faz uma retomada do tema de nanotecnologia e discute o papel da ciência na produção de conhecimento para a sociedade. Dentre os recursos, destacamos o uso de modelos por meio da elaboração de estruturas espaciais com a técnica do origami.

Palavras chave: sequência de ensino e aprendizagem; modelo; origami; alotropia.

A construção dialética do conhecimento científico interdisciplinar da temática “solos” no Ensino de Química e Geografia

Mayki Jardim Sivico, Rodrigo Da Vitória Gomes, Ana Nery Furlan Mendes

O presente artigo objetiva discutir a elaboração e desenvolvimento de uma prática interdisciplinar envolvendo a temática solos, para alunos de uma turma da 2ª série de uma escola da rede pública estadual de ensino no município de Nova Venécia/ES. A pesquisa é classificada de acordo com Gil (2010) como qualitativa do tipo participante, e foi analisada mediante o método de observação proposto por Ludke e André (2014). A metodologia contempla a elaboração e desenvolvimento de um projeto realizado de forma coletiva pelos educadores, mediante a utilização dos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009). Os resultados discorrem a importância do trabalho colaborativo interdisciplinar no espaço escolar voltadas para o Ensino de Química. Concluindo assim que por meio do processo dialético permitiu contemplar outras vias oportunas dos alunos aprenderem a Química, expandindo os olhares para fora das salas de aula.
Palavras chave: Interdisciplinaridade; Ensino de Química; Processo dialético

A presença da química em peças de teatro científico no evento Ciência em Cena
Renan Sota Guimarães, Leila Inês Follmann Freire

O teatro científico é o diálogo entre a ciência e a arte, onde a ciência é o tema central das tramas. Diante disso, este trabalho visa identificar as peças de teatro com temáticas da química apresentadas ao longo de todas as edições do evento Ciência em Cena – Festival de Teatro e Divulgação Científica e, por fim, analisar e classificar os temas presentes nos espetáculos. Os dados foram coletados a partir de buscadores na internet e constituíram-se de apresentações vídeo-gravadas e sinopses das peças. Posteriormente, os dados foram tabelados e identificamos as peças com temáticas da química, grupos de teatros que abordam a química, origem dos grupos e temáticas das peças. A partir da lista de temáticas procedemos à sua categorização em categorias emergentes. Os dados apontam que o conhecimento químico, história da química e utilização de experimentos são os temas mais recorrentes no evento.

Palavras chave: Teatro Científico; Ensino de Química; Ciência em Cena; Divulgação Científica.

Sessão 3 - 13 de outubro de 2021

Horário: 16:00 às 17:30

Link de transmissão:

https://youtu.be/TMgIr_-HzX0

Mediador: a definir

Manifestações verbais de professores e pesquisadores em um processo de reflexão orientada para produção de materiais CTSA

Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Fabio Luiz de Souza, João Batista dos Santos Júnior, Luciane Hiromi Akahoshi, Terezinha Iolanda Ayres-Pereira

O presente estudo trata de uma investigação realizada com professores de Química do ensino médio envolvidos em um processo formativo baseado na reflexão orientada (PRO), cujo objetivo era a elaboração e aplicação de uma sequência de ensino com características CTSA. Os encontros de PRO aconteceram entre um professor e um pesquisador, na escola ou na universidade, ambientes familiares aos dois. As manifestações verbais produzidas pelo docente e pelo pesquisador (formador) nos encontros de PRO foram o foco das análises aqui apresentadas, procurando-se evidenciar possíveis contribuições que esse processo reflexivo pode ter no desenvolvimento profissional docente. São apresentados os resultados para quatro docentes e para os pesquisadores que orientaram o processo formativo.

Palavras chave: Ensino de Química; Processo de reflexão orientada; Desenvolvimento profissional; CTSA.

Desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo por meio da implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica
Milena Alves, Amadeu Moura Bego, Sílvia Regina Quijadas Aro Zuliani

O presente artigo, parte de uma pesquisa mais ampla de doutorado, objetiva, por meio de um estudo de caso qualitativo, investigar o desenvolvimento do PCK de “forças de interações entre as partículas” de licenciandos em Química após passarem pelo processo de implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica (UDM) em uma disciplina de formação de professores. Para tanto, analisou-se, com base nos pressupostos da análise do conteúdo, as respostas de uma licencianda em Química às perguntas da CoRe, um instrumento validado para acessar o PCK de professores. Os resultados são bastante promissores e mostram impactos positivos no PCK da licencianda, por meio do desenvolvimento dos componentes do PCK, segundo o referencial adotado. Foi possível notar que a licencianda desenvolveu alguns conhecimentos, tais como: o Conhecimento do Currículo de Ciências, o Conhecimento das Estratégias Instrucionais, o Conhecimento da Avaliação no Ensino de Ciências, e o Conhecimento da Compreensão dos Estudantes.

Palavras-chave: formação inicial de professores; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Ensino de Química.

Um levantamento teórico sobre o fenômeno da evasão nos cursos de Licenciatura em Química

Carlos Henrique de Oliveira Batista e Enio de Lorena Stanzani

A discussão desenvolvida neste artigo tem como objetivo entender, a partir de um levantamento teórico, como se estabelecem os processos de evasão, com foco na área de Ciências, identificando as principais abordagens e propostas dos autores, a fim de investigar e discutir esse fenômeno em seus contextos específicos, evidenciando também os principais resultados desse movimento. Entendemos que a evasão é um problema inerente aos cursos de graduação do país, nos quais, segundo dados divulgados pelo MEC (BRASIL, 2017), apenas 12% dos ingressantes em cursos de Licenciatura conseguem concluir a formação. Pesquisas relacionadas ao tema apontam que vários são os motivos que levam os alunos ao abandono dos cursos, entre eles a relação com o trabalho, problemas familiares, a falta de valorização da profissão, entre outros. Assim, é de extrema importância que essas motivações sejam investigadas nos contextos educacionais específicos, a fim de que ações que possibilitem minimizar esse problema possam ser implementadas.

Palavras chave: evasão; formação de professores; permanência; motivações.

Conhecimento docente e autoconceito: um estudo de caso envolvendo uma professora de Química

Igor Vinicius de França, Carmen Fernandez, Keysy Solange Costa Nogueira

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa do tipo estudo de caso que investigou a possível influência mútua entre o autoconceito e o conhecimento docente de um professor de Química que leciona na Educação Básica. Os dados coletados envolveram entrevistas semiestruturadas, diários de campo, materiais do docente, como planos quinzenais, avaliações, entre outros. As Categorias mais ocorrentes foram de Conhecimento Pedagógico Geral com Autoconceito Comportamental. Dessa forma, Infere-se que a forma com que essa professora interage no seu espaço profissional influencia de forma significativa a sua prática docente. Além disso, o autoconceito Cognitivo sobre um determinado conteúdo de Química (Conhecimento do Tema) influencia fortemente o processo de integração dos componentes do PCK e, consequentemente, a forma como a participante desta pesquisa leciona suas aulas de Química. Destaca-se a importância de pesquisas sobre esse tema, pois essas são importantes para a predição da eficiência e satisfação que docentes têm sobre seus processos de ensinar. Acredita-se que o maior entendimento sobre as relações entre conhecimento docente e autoconceito também auxiliaria no desenvolvimento de propostas de formação voltadas para o desenvolvimento profissional de professores.

Palavras-chave: Conhecimento docente; autoconceito; Ensino de Química.

A Competência Profissional de Professores em Formação Continuada: uma experiência do Programa Ciência na Escola

Eliane Cristina Couto de Lima, Maisa Helena Altarugio

Esta pesquisa focaliza o processo de formação continuada de professores, ocorrido em 2020, buscando discutir as contribuições do programa Ciência na Escola para o desenvolvimento e a mobilização dos saberes docentes das professoras da Educação Básica. Participaram do projeto uma equipe Pesquisadores da Universidade Federal do ABC das áreas de Ciências e Matemática e uma doutoranda. A equipe contou com a colaboração de três bolsistas de Iniciação Científica. Estiveram vinculadas ao programa quatro professoras da Educação Básica de uma escola pública estadual. Consideramos que é nesse espaço de fronteira entre a Universidade e a Escola que essa formação deve ser pensada. Os dados foram obtidos por meio de registros de aulas, reuniões e relatos dos participantes. Como resultado da pesquisa, nesse contexto, percebemos as potencialidades para a formação continuada de professores das áreas de Ciências e Matemática, a partir dos saberes relacionados à profissão docente que foram mobilizados e desenvolvidos pelas docentes participantes do programa Ciência na Escola.

Palavras-chave: Formação continuada; Saberes docentes; Competência da BNCC.

Sobre saberes docentes e a prática de professores de Química enquanto supervisores no Pibid
Ivan Araújo Mariano, Adriana Vitorino Rossi

O presente artigo discute a prática docente de professores de Química enquanto supervisores do Pibid e como ela é influenciada pelos seus saberes que constituem o espaço escolar. Foi realizado estudo de caso por meio de entrevistas e identificamos saberes pedagógicos relacionados a estratégias investigativas de ensino e saberes experienciais como organização, planejamento, diálogo entre pares e reflexão sobre a prática; e saberes químicos relacionados a conteúdos como equilíbrio químico, cadeias carbônicas e transformações químicas. A mobilização destes saberes contribuiu para motivar os professores de Química, aumentando suas impressões de competência, autonomia e pertencimento no contexto de carreira e espaço escolar. Refletir coletivamente por meio do protagonismo na supervisão dos bolsistas tornou os professores, sobretudo, mais autônomos e influenciou positivamente para a modificação de sua prática em sala de aula e validação de seus saberes.
Palavras chave: Saberes do docente; Formação continuada; Prática docente

Sessão 4 - 13 de outubro de 2021

Horário: 16:00 às 17:30

Link de transmissão:

https://youtu.be/KedY5KSqFdI

Mediador: a definir

O ensino de densidade: estudo de caso envolvendo uma plataforma digital nos anos iniciais

Leonardo André Testoni, Claudio Wagner Locatelli, Solange Wagner Locatelli , Simone Alves de Assis Martorano, Claudinei Jacobucci Junior, Marco Antonio David Lira

A evolução da pandemia da COVID-19 gerou a necessidade de um olhar mais cuidadoso para o contexto digital educacional. A utilização de sites e plataformas com viés pedagógico tornou-se mais frequente em todos os níveis escolares. Isso posto, o presente artigo busca analisar a abordagem dada por uma plataforma digital de livre acesso, sobre o conceito de densidade para turmas do 5º ano do ensino fundamental. A investigação em tela foca na análise do conteúdo em vídeos disponibilizados pela própria plataforma e os resultados demonstraram muitas imprecisões e erros conceituais nos materiais observados, além de inserção de abordagens matemáticas e conceitos não condizentes com a faixa etária a que era proposta. Levando-se em consideração que a plataforma analisada pode ser acessada livremente nas redes, tais resultados tornam-se preocupantes, por permitir possíveis manutenções de modelos científico-conceituais equivocados, podendo prejudicar o processo de aprendizagem significativa.
Palavras-chave: densidade, anos iniciais, plataformas digitais, ensino de ciências

O que é o Ensino por Investigação, afinal?

Matheus Almeida Bauer Zytkuewisz, Amadeu Moura Bego

Este artigo traz uma provocação acerca da falta de concordância ou da ausência de princípios e conceitos básicos do ensino por investigação nos artigos mais citados que concernem o que é investigação e como atividades investigativas devem ser concebidas. Um sentimento temoroso nos sobrevêm, pois, tais artigos são extensivamente citados, e eles talvez fomentem a aparição de algumas “atividades investigativas” que tem pouco ou nenhuma relação com o que uma atividade desenhada sob o viés da metodologia deveria ter. Os artigos foram obtidos e analisados por intermédio de uma pesquisa bibliográfica em uma grande plataforma de indexação internacional, e elucidamos nossas críticas dentro do arquétipo de um ensaio teórico bibliográfico. Assim, proporcionamos uma oportunidade para a comunidade acadêmica refletir nas práticas e compreensões acerca do que nós lemos e alegamos razoabilidade.

Palavras-chave: investigação; aprendizagem baseada em Investigação; metodologias ativas; ensino de ciências.

Disciplinas experimentais de um curso de Química no ensino remoto: motivações e percepções discentes

Lucas Forlin Pereira, Daiara Calvo Blasques, Vanessa Carolina Volpato, Marcelo Pimentel da Silveira

Neste artigo apresentamos as decisões tomadas no curso de Química de uma universidade pública paranaense, referente à realização de disciplinas experimentais, de modo a amenizar os impactos do cenário pandêmico na formação discente. O objetivo foi investigar a concepção dos alunos que optaram por realizar ou não essas disciplinas remotamente, entender quais foram suas motivações e como concebem sua aprendizagem após a realização. Para tanto, foi enviado um questionário on-line aos discentes do curso, e suas respostas foram analisadas mediante a Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos que optaram por cursar as disciplinas almejavam não atrasar a grade curricular, enquanto aqueles que não as cursaram justificaram com o fato de que a vivência prática é indispensável para essa formação. Por fim, no que tange à aprendizagem, alguns acreditaram que não houve diferença, enquanto outros disseram que esta foi afetada, especialmente a aprendizagem procedimental.

Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial; Ensino de Química; Aprendizagem.

Identificando relações interdisciplinares em sequência de ensino investigativa aplicada no ensino superior por meio da análise de Mapas Conceituais

Prislaine Pupolin Magalhães, Reinaldo Venancio do Valle, Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani

Este trabalho buscou analisar as relações interdisciplinares estabelecidas em uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) tendo diabetes mellitus como contexto problematizador. A SEI foi aplicada para alunos ingressantes de um curso de Ensino Superior em Ciências Médicas de uma instituição pública. A atividade foi aplicada como proposta metodológica para o ensino de bioquímica básica, clínica e aplicada, tendo a confecção de Mapas Conceituais (MCs) como atividade síntese. Deste modo, foram analisados três mapas conceituais colaborativos. Os resultados obtidos por análise de conteúdo dos MCs indicaram que a SEI, previamente aplicada e publicada, relacionaram conteúdos que foram desde a química básica até a bioquímica aplicada. Concluímos assim, que a SEI contendo um experimento investigativo com alto grau de abertura proporcionam relações interdisciplinares, em uma proposta não linear de aprendizagem de conceitos específicos.

Palavras chave: Mapas conceituais; Ensino por Investigação; Sequências de Ensino Investigativas.

Tempo e tecnologias digitais: desafios à visualização em Química

Alceu Junior Paz da Silva, Agnaldo Arroio

Este estudo explora as percepções de licenciandos sobre as relações entre tempo e uso de recursos visuais sob a perspectiva da visualização em Química. Para isso, um questionário e um planejamento didático foram implementados numa disciplina de Metodologia do Ensino de Química. Uma Análise de Conteúdo foi empreendida sobre os dados obtidos e os mesmos foram cotejados por meio de aproximações e afastamentos com as tendências teóricas encontradas na literatura corrente. Os resultados mostraram percepções do uso do tempo com recursos visuais reduzidas ao tempo das interações verbais, bem como, percepções estritas a uma função de facilitar a aprendizagem. Pelo fato de inibirem uma visão partilhada do tempo para as ações de construção e refinamento representacional próprias dos estudantes, o estudo dessas percepções ganha importância no contexto atual marcado por reformas escolares que incentivam o uso tecnologias digitais e comprimem o tempo disponível para a componente curricular de Química.

Palavras-chave: Ensino de Química; Tempo; Visualização.

Sessão 5 - 14 de outubro de 2021

Horário: 14:00 às 15:30

Link de transmissão:

https://youtu.be/7eqhYLHmKPM

Mediador: a definir

Abordagem Histórica no Ensino de Química: o entendimento da conservação da Massa

Cristiane Felix Cortez, Simone Alves de Assis Martorano e Thiago Antunes-Souza.

Neste artigo estudamos o tema História da Ciência (HC) como esteio para o ensino contextualizado de Química, a partir da reelaboração e validação de uma sequência de aprendizagem temática (SAT) em sala de aula. Tal sequência envolveu a Lei da conservação da massa e a contribuição do filósofo natural Antoine Laurent Lavoisier para a Química. A validação da SAT foi realizada a partir da aplicação desta em sala de aula. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário aberto. As respostas dos alunos foram analisadas a partir da abordagem de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados indicam contribuições da HC para a apropriação de conhecimentos científicos e desenvolvimento de uma imagem da ciência mais realista.

Palavras-chave: História da química; Sequência de aprendizagem temática; Ensino médio.

A importância de aspectos artísticos presentes na Alquimia no desenvolvimento da criatividade no ensino de Química

Mônica Regina Vieira Leite e Sandra Regina Teodoro Gatti

A Interdisciplinaridade é algo que há tempos vem sendo apontada como necessária no Ensino de Ciências. A aproximação da Arte a esta área possui a capacidade de aprimorar o potencial criativo dos sujeitos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, partindo da noção de criatividade da Pedagogia Histórico-Cultural, este trabalho busca refletir acerca da importância do resgate de elementos artísticos presentes na Alquimia, que se constrói por meio das dimensões esotérica (que inclui a Arte), psicológica e científica, para o desenvolvimento da criatividade no ensino de Química. A reflexão e a apropriação desse tipo de conhecimento, muitas vezes abordado de maneira equivocada, é essencial para evidenciar o lado mais humano da Química. Além disso, diversas são as possibilidades de relacionar Arte e Alquimia de maneira a incentivar o ato criativo dos alunos em detrimento de sua passividade.

Palavras-chave: Arte; ato criativo; Pedagogia Histórico-Cultural; Ensino de Ciências; conhecimentos alquímicos.


A Experiência de Thomson: análise da abordagem de um livro didático em uma perspectiva histórica

Lucas Sodré dos Santos e Reginaldo Alberto Meloni

Nos anos de 1960 os livros didáticos de Química passaram a valorizar o tema da estrutura da matéria e a obra de Saffioti (1968) foi uma das pioneiras a discutir o trabalho de Thomson de forma mais detalhada. O objetivo desse artigo é apresentar uma interpretação das características do processo de transposição didática desse assunto nesse livro didático a partir do artigo “Cathode Rays”( THOMSON, 1897). A análise se apoiou nas noções foucaultianas de que o discurso constrói o objeto e de que os acontecimentos são únicos. O discurso didático foi analisado com o objetivo de se encontrar as marcas que promoveram um sentido específico para os conteúdos conceituais. Os resultados apontam que o livro didático promoveu saberes que não se reduzem à didatização do conhecimento científico. Foi verificado que esta especificidade não está relacionada com erros ou com distorções, mas com sentidos que são diferentes dos do trabalho original.
Palavras-chave: Conteúdos curriculares; Livro didático; Ensino de ciências.

Experimentos envolvendo a determinação de densidades de vapor no século XIX e o ensino de química: os casos de Dumas e Meyer

Juliano Araujo Costa de Oliveira e Hélio Elael Bonini Viana

O presente trabalho teve como objetivo construir um material didático que explorasse historicamente as determinações das densidades de vapor pelos métodos de Dumas e Victor Meyer e que fosse adequado para o ensino médio. Visando atingir esse objetivo, realizou-se pesquisas historiográficas e tentativas de adaptações dos métodos. Concluiu-se que o material didático elaborado pode ser interessante para discussão de aspectos importantes inerentes à natureza do conhecimento e pode ser útil para a (re)construção das ideias relacionadas à determinação das massas atômicas.

Palavras-chave: História da Química; ensino de química; densidade de vapor; massa atômica; massa molecular

Fisicalismo Redutivo nas Metaciências e no ensino de química

Diogo Ricardo Gaspar Pires, Thailana Silva Sousa de Santana e Marcos Antônio Pinto Ribeiro

A História, Filosofia e Sociologia da Ciência são campos fundamentais na construção do conhecimento científico. E, dá interação dessa tríade emergem questões importantes para o processo de consolidação das Ciências naturais (Química, Física e Biologia). Considerando esse contexto, o presente estudo teórico busca compreender as origens do fisicalismo redutivo, sob a ótica dos fatos históricos e das discussões que perpassam a constituição do saber de cada área. Para tanto, entende-se o reducionismo, como uma ideologia apresentada na agenda da Filosofia da Química, da Física e da Biologia, e pode ser caracterizada como uma corrente filosófica inserida nas Ciências da Natureza, em especial Física e Química. A partir do levantamento feito, os fatos analisados apontam que a questão do reducionismo, teve implicações e discussões muito pertinentes no confronto relacionado à autonomia de cada uma dessas Ciências, contudo, na Filosofia da Química ainda é uma questão em aberto.

Palavras-chave: História da Ciência; Sociologia da Ciência; Filosofia da Ciência; Ensino de Ciências; Reducionismo.

Sessão 6 - 14 de outubro de 2021

Horário: 14:00 às 15:30

Link de transmissão:

https://youtu.be/9n3JZ3uM0dg

Mediador: a definir

História, Covid-19 e Relações Étnico-Raciais: a elaboração de um estudo de caso para o Ensino Médio

Jucimara de Jesus Santos dos Santos, Paloma Nascimento dos Santos e Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral

Estudos de caso históricos podem ser considerados como uma metodologia na qual estudantes possivelmente podem desenvolver habilidades como argumentação, resolução de problemas, pensamento crítico etc. Contudo, materiais didáticos desse tipo sobre a pandemia de coronavírus e o ensino de química são incipientes, especialmente no Brasil. Esse artigo tem como objetivo apresentar o processo de elaboração de um estudo de caso histórico, considerando as relações étnico-raciais. O caso foi elaborado baseado no trabalho de Stinner e colaboradores, que indica como escrever um bom caso histórico. Os resultados da preparação demonstram que é possível desenvolver estudos de caso utilizando a pandemia como tema e articular com o ensino de química. Nós indicamos ainda algumas estratégias que podem ser utilizadas pelos professores quando eles aplicarem o caso.

Palavras-chave: Estudos de caso históricos; Ensino de Química; COVID-19; Relações étnico-raciais.

Contribuições do Modelo Semiótico de Leitura de Inscrições na avaliação de exposições orais acadêmicas sobre o biodiesel

Douglas Gomes Lima dos Santos, Mikeas Silva de Lima e Salete Linhares Queiroz

O objetivo deste trabalho é avaliar a extensão do letramento gráfico de estudantes do curso de Bacharelado em Química em uma disciplina de comunicação científica durante exposições orais elaboradas a partir da leitura de artigos originais de pesquisa sobre a temática biodiesel. A análise consistiu em: classificar as inscrições (representações visuais) em decorativa, ilustrativa ou complementar; descrever os sentidos produzidos durante a leitura de inscrições; e na classificação dos tipos de leituras de inscrições em transparente, competente ou problemática. Os resultados indicam que dois dos grupos analisados encontram-se na dimensão analítica do letramento gráfico e um na dimensão elementar. Resultados deste trabalho podem contribuir na construção de ações que promovam o letramento gráfico.

Palavras-chave: Ensino de Química; Inscrições; Letramento gráfico.

Um estudo sobre o significado atribuído ao termo volume nos livros didáticos de Química do PNLD de 2015 e 2018

Guilherme Manassés Pegoraro, Giovanni Miraveti Carriello, Jonata Rodrigues Dias Batista, Karina Tiemi Inagawa Nascimento e João Batista dos Santos Junior

A palavra “volume” é apresentada por alguns autores como uma palavra polissêmica, principalmente no Ensino de Química e de Ciências, o que pode ser uma fonte de concepções alternativas e dificuldades na compreensão de conceitos químicos em que a palavra é empregada. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo a análise de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de Química de 2015 e 2018 e de trabalhos originais que contribuíram para o desenvolvimento da Química, verificando como a palavra “volume” foi usada ao longo dos anos e como ela é usada atualmente, considerando a diferença entre idiomas. Foi possível notar que existe polissemia em todos os livros didáticos analisados, com a presença de diversos sentidos para o termo. Além disso, a palavra “volume” é usada nos livros didáticos para explicar conceitos em que, historicamente, não houve o uso da palavra, como por Thomson e Rutherford.

Palavras-chave: Investigação Terminologia; Linguagem Científica; Ensino Médio.

O ensino híbrido e semipresencial antes e durante a pandemia de COVID-19: uma análise em textos acadêmicos e jornalísticos

João Batista dos Santos Junior, Jonata Rodrigues Dias Batista, Giovanni Miraveti Carriello, Mirelle Toti Mafeis e Guilherme Manassés Pegoraro

O presente trabalho visou verificar as concepções de “ensino híbrido” e “ensino semipresencial” no período pré-pandemia de COVID-19 e durante a pandemia, por meio da análise de teses e dissertações publicadas até o ano de 2020, além de artigos científicos e textos jornalísticos a partir de 2020 que continham algum dos dois termos. Verificou-se que, antes da pandemia, o ensino híbrido e o ensino semipresencial eram tratados de forma semelhante pelos trabalhos acadêmicos, sendo diferenciados, algumas vezes, por definições mais brandas de ensino híbrido, envolvendo a mescla de diferentes abordagens pedagógicas, enquanto que o ensino semipresencial se referia aos locais em que ocorriam as atividades. Notou-se, pelos artigos científicos e textos jornalísticos durante a pandemia, que essas poucas diferenças não foram mencionadas na maioria desses textos, indicando que esses termos possivelmente foram ressignificados durante a pandemia de COVID-19.

Palavras chave: Ensino híbrido; Ensino semipresencial; Terminologia.

A escolha dos adolescentes pela carreira em química: o que dizem as publicações sobre o tema

Maiko Leandro de Sousa Lima e José Alves da Silva.

Este trabalho pretende contribuir com a identificação de elementos que estimulam a escolha da carreira em química por parte dos adolescentes, considerando estudos sobre projetos de vida e respondendo à seguinte pergunta: o que dizem as publicações da área de ensino de química acerca dos fatores que fazem um adolescente escolher essa área como parte de seu projeto de vida? Para isso, investigamos publicações a respeito em alguns dos principais periódicos da área de ensino de ciências no Brasil e no mundo, categorizando os resultados com dois enfoques: i. abordagem do tema; ii. identificação dos principais fatores que colaboram pela escolha da carreira em química. Como resultados, identificamos o pouco diálogo da área de ensino de química com pesquisas sobre projeto de vida, prevalecendo resultados motivadores para a escolha da carreira: boas experiências escolares em química, a influência positiva de professores e familiares, aspectos do mercado de trabalho, dentre outros.

Palavras-chave: escolha da carreira; química; adolescência; ensino de química.

Sessão 7 - 15 de outubro de 2021

Horário: 14:00 às 15:30

Link de transmissão:

https://youtu.be/LJywDtg96ks

Mediador: a definir

O Ensino de Química para alunos com deficiência visual: Em foco os Modelos Atômicos

Alyciah Rackele Gomes Silva e Lidiane de Lemos Soares Pereira

Esta pesquisa bibliográfica teve como objetivo identificar e analisar produções bibliográficas relativas aos aspectos de ensino e aprendizagem em química, e mais especificamente, na abordagem do conteúdo de Modelos Atômicos, dos alunos com deficiência visual entre os períodos de 2010 a 2020. Os dados se constituíram em artigos e trabalhos científicos que foram levantados a partir da busca por palavras-chave no repositório Google Acadêmico®. Os resultados permitiram verificar que os principais recursos didáticos utilizados foram os materiais concretos e que as estratégias metodológicas utilizadas pelos autores consistem na avaliação de conhecimentos prévios dos alunos, abordagem do conteúdo com a utilização de materiais concretos e avaliação da aprendizagem e/ou do material didático pelos alunos.

Palavras-chave: Deficiência Visual; Modelos Atômicos; Ensino de Química.

A metavisualização na representação da evaporação da água com um grupo de estudantes surdos

Carla Patricia Araújo Florentino, Juliana Renovato Vizza e Solange Wagner Locatelli

Objetivamos com este artigo verificar a metavisualização na revisão de modelos explicativos acerca dos níveis representacionais da química a partir da temática “evaporação da água” com um grupo de estudantes surdos do 3° ano do ensino médio de uma escola bilíngue. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa utilizando-se de um estudo descritivo. Propomos uma atividade por meio do simulador PhET em três momentos: I) contextualização do tema; II) elaboração de um desenho (ME1); III) (re) elaboração de um desenho (ME2). Utilizamos para análise dos dados, categorias dos modelos explicativos (ME1 e ME2) e transcrição das falas (em Libras) dos estudantes. Verificamos que a estratégia metavisual possibilitou que os estudantes revisassem seus modelos explicativos com oportunidade de transitar do nível representacional macro para o submicro, evidenciando proximidade com modelos científicos sobre a evaporação da água.

Palavras-chave: Metacognição; Química; Educação dos Surdos.

A História e Cultura Africana e Afro-brasileira no Ensino de Química: uma análise da lei 10.639/03 nos Anais do ENEQ (2004-2020)

Caio Ricardo Faiad, Gabriela Aparecida de Lima e Daisy de Brito Rezende

A Educação nacional tem, em seu histórico, a exclusão de negros das escolas (Brasil Império) e a adoção de políticas eugenistas de embranquecimento do currículo (Era Vargas). Dessa forma, a promulgação da lei 10.639/2003 pode ser interpretada como resultado de uma demanda do movimento negro para que o Estado reparasse as desigualdades raciais criadas e sustentadas pelo próprio Estado. O objetivo do presente trabalho é o de analisar, a partir dos anais do ENEQ, como a comunidade de pesquisadores em Ensino de Química se dedicou a essa demanda política e educacional. A pesquisa constatou que o interesse desta comunidade pela História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras despertou a partir de 2016. Apesar do número de trabalhos ainda ser relativamente pequeno, ao se notar a versatilidade de sua inserção nas linhas temáticas dos ENEQs, é possível ter um olhar otimista para a participação desta comunidade científica na efetivação de uma educação antirracista.

Palavras-chave: Educação antirracista, Educação das Relações Étnico-raciais, Pesquisa de revisão.

Pressupostos socioambientais nos Planos de Ensino de disciplinas do currículo da Licenciatura em Química da UFRGS

André Slaviero e Maurícius Selvero Pazinato

A partir de uma pesquisa documental foram analisados os Planos de Ensino de disciplinas obrigatórias e eletivas do curso de Licenciatura em Química da UFRGS. Essa sondagem do currículo da formação inicial de professores em Química da Instituição visa compreender o nível da ambientalização curricular. A existência de articulações desse tipo (Educação Ambiental e Ensino de Química) valoriza a formação de licenciandos responsáveis e críticos-reflexivos ante a realidade conturbada e marcada por impasses, com papel de disseminar mudanças em prol de condições mais sustentáveis e coerentes entre humanidade e natureza, dentro de uma nova perspectiva. Em síntese, um número pequeno de disciplinas faz alusão a questões socioambientais, pouco contribuindo no debate de temas e conceitos dessa ordem, em desacordo com a legislação nacional correspondente, impossibilitando iniciativas para contornar/reverter a situação. Apoiando-se nas análises são sugeridas propostas para auxiliar em posteriores reestruturações acadêmico-curriculares.

Palavras-chave: Formação de Professores; Componentes curriculares; Educação Ambiental; Ensino de Química.

A Alfabetização Científica em Química Verde e Sustentável

Rosivânia da Silva Andrade e Vânia Gomes Zuin

Apesar da importância e da diversidade de abordagens didáticas para a construção de conhecimentos e habilidades em Química Verde e Sustentável no Ensino Superior, há uma carência na literatura relacionada aos níveis de Alfabetização Científica que estão sendo desenvolvidos nesses processos, principalmente nos cursos de Licenciatura em Química. Nesse contexto, essa pesquisa de abordagem qualitativa tem o objetivo de identificar e estabelecer os Níveis de Alfabetização Científica para a Experimentação em Química Verde e Sustentável. A partir da análise de experimentos desenvolvidos por estudantes do curso de Licenciatura em Química de uma Instituição de Educação Superior (IES) paulista, verificamos que a maioria das propostas experimentais estavam alinhadas a alfabetização conceitual. Portanto, é evidenciada a necessidade de implementar e analisar abordagens didáticas que proporcionem alfabetização crítica para as práticas experimentais de forma a contribuir na consolidação de um conhecimento profissional mais fundamentado e enriquecido na formação docente e cidadã.

Palavras-chave: Experimentação; Níveis de Alfabetização Científica; Formação de Professores.

Você tem fome de que? Os ODS como temas geradores em aulas de química

Paulo Gabriel de Lima e Kenia Naara Parra

Este trabalho explora o potencial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em aulas de Química como tema gerador segundo Paulo Freire. O ODS explorado foi o 2: Fome zero e agricultura sustentável. Cada ODS permite a proposição de problematizações e desenvolvimento de conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais que contribuirão no atendimento da agenda mundial. A relação entre ODS e Química, mostra o potencial dos temas geradores para o ensino crítico, bem como o longo caminho a percorrer para (re)novar práticas educativas voltadas a problematizar temas sociais, tecnológicos, ambientes, econômicos e políticos envolvendo os educandos e a comunidade, em busca de romper com a enraizada Educação Bancária que pouco ou nada contribui para a formação crítica e cidadã. Por fim, sinaliza-se a importância de valorizar e propiciar a formação continuada de professores para a prática constante da autonomia na elaboração das próprias sequências didáticas.
Palavras-chave: temas geradores, ODS, ensino de química, tipos de conteúdos.

Sessão 8 - 15 de outubro de 2021

Horário: 14:00 às 15:30

Link de transmissão:

https://youtu.be/SQT9aPWgx7Y

Mediador: a definir

Jogo da Água: o lúdico como resultado da aprendizagem significativa na perspectiva da Alfabetização Científica

Valéria Marinho Paes dos Santos e Ana Valéria Santos de Lourenço

A busca por alternativas didáticas que proporcionem aprendizagem significativa tem sido constante, independente da área ou nível de escolaridade. Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa sobre a abordagem dos conceitos da Química a partir da água como tema, que resultou na dissertação de mestrado, cujo produto final de uma das atividades propostas para a pesquisa foi um elaborado jogo de tabuleiro pelos próprios alunos. O jogo mostrou a maioria dos conceitos apresentados em sala de aula, de forma lúdica e divertida, feita com lixo e/ou itens recicláveis. O jogo desenvolvido pode contribuir para a aprendizagem não só de conceitos, mas também para a formação integral dos alunos como protagonistas, uma vez que foram capazes de observar, organizar dados, analisar e refletir sobre determinada situação problemática, trabalhando em equipe e, consequentemente, contribuindo para seu papel crítico na sociedade em que vivem.

Palavras-chave: Ensino de Química; Jogos; Aprendizagem significativa; Água.

O ensino da função orgânica amina por meio de um jogo didático em um enfoque CTS

Elaine da Silva Ramos, Elenise Sauer e Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira

Neste artigo tem-se por objetivo expor dados sobre a elaboração e aplicação de um jogo didático “Perfil Orgânico Aminas” em um enfoque CTS voltado para o ensino da função orgânica amina. O trabalho foi realizado com 50 alunos do terceiro ano do ensino médio matutino de um colégio da rede estadual de ensino de Ponta Grossa- PR. Para a coleta dos dados utilizou-se como instrumento principal o questionário com questões abertas e fechadas. Com o objetivo de ampliar a coleta de dados utilizaram-se anotações em diário de campo, gravações em áudio e vídeo. Os principais resultados evidenciaram que inicialmente os alunos não possuíam conhecimento sobre essa função e suas implicações sociais. O jogo estimulou a curiosidade e a aprendizagem dos alunos, evidenciando-o como estratégia para o ensino e o desenvolvimento social, emocional e intelectual.

Palavras-chave: Jogo Didático, CTS, Função Orgânica Amina

Interações intermoleculares: Análise dos Livros de Química do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio

Fábio Luiz Seribeli1, Maria Helena Zambelli e Flavio Antonio Maximiano

É comum que o conceito de interação intermolecular seja discutido nos livros didáticos geralmente de forma classificatória, reduzida, podendo até apresentar alguns erros conceituais ou induzi-los. O conceito é fundamental para a compreensão dos fenômenos naturais e essencial para o aluno compreender a natureza da matéria. O objetivo deste texto é fazer uma breve discussão sobre o tema, analisando-o nos livros didáticos do Plano Nacional do Livro Didático 2018. A análise de conteúdo foi utilizada para investigar o capítulo que trata do tema, também foi construído um quadro comparativo, com os conceitos utilizados para explicar o tema, os parâmetros moleculares que apareceram ao longo do texto, fenômenos mencionados e eventuais experimentos.
Palavras-chave: Interações intermoleculares; Livros Didáticos; Mapa Conceitual.

Possibilidades de interações dos conhecimentos docentes a partir da IIR: as etapas de “clichês” e “panorama espontâneo”

Kelly Caroline Oliveira e Ettore Paredes Antunes

Embasando-se em modelo específico para analisar a mobilização e articulação de conhecimentos docentes, neste artigo discute-se o potencial da metodologia Ilha Interdisciplinar de Racionalidade na formação de professores de química. Identificou-se conhecimentos docentes que subsidiam um ensino de química alinhado a abordagens multidimensionais do conhecimento científico, portanto inclinado a novos paradigmas epistemológicos. Aponta-se também a sofisticação que a IIR desenvolve na base de conhecimentos docentes por meio da análise das diferentes interações entre os domínios de saber do professor promovidas na metodologia.

Palavras-chave: Base de conhecimentos docentes; Questões sócio-científicas; Alfabetização científica e tecnológica.

Contribuições de Paulo Freire para a temática Educação de Jovens e Adultos nos ENEQs: 2010 – 2018

Camila Oliveira Cordeiro da Silva e Thiago Antunes-Souza

O presente artigo objetiva analisar o que tem sido estudado sobre Paulo Freire em trabalhos relacionado à temática de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas pesquisas da área de Educação Química apresentadas nos últimos 5 ENEQs (2010-2018). Para isso, baseados na pesquisa qualitativa de caráter documental, buscamos no site dos eventos científicos trabalhos relacionados à temática EJA que traziam em suas referências obras de Paulo Freire. As análises foram construídas a partir da investigação de conteúdo pelos seguintes eixos: i) trabalhos relacionados às práticas de ensino e de aprendizagem e ii) trabalhos relacionados à formação ou atuação do professor que trabalha no EJA. Os resultados mostram a atualidade do Paulo Freire para a temática de EJA e sua importância para a educação brasileira, a fundamentação para as pesquisas e a prática sobre a EJA.

Palavras-chave: EJA; Paulo Freire; Ensino de Química.